Rio Maracatu

O Rio Maracatu é um grupo fundado em 1997 no Rio de Janeiro, nascido da união de músicos pernambucanos e cariocas para resgatar e valorizar uma parte importante da nossa rica cultura musical. A partir do Maracatu de Baque Virado, tradição da cidade do Recife, o grupo desenvolve um trabalho de pesquisa e execução de ritmos, cantos e danças tradicionais brasileiras, como a Ciranda, o Coco e o Ijexá, além do Maracatu.

O Rio Maracatu é um eixo ativo do amplo movimento de retomada e renovação do Carnaval de Rua Carioca, tendo como parceiros naturais de trabalho grupos como Jongo da Serrinha, Cordão do Boitatá, Céu na Terra, Monobloco, entre outros. Hoje, graças a esse movimento, o Rio de Janeiro reconquistou uma tradição que estava se perdendo. União do grupo com os alunos de percussão e dança, formados nas suas oficinas. Sua formação pode variar de acordo com os eventos.

Desde 1998 o grupo realiza shows, oficinas e cortejos. Nesses 15 anos, podemos destacar participações em shows de artistas consagrados, apresentações em lonas culturais e em vários eventos em comunidades da Zona Oeste e Baixada Fluminense.

No ano de 2007, gravou seu primeiro CD, que foi premiado como melhor disco de música regional. Participou de festivais importantes, como o Festival África Brasil, no CCBB (2006), 1° e 2° Festivais Afro-Brasileiros, realizados pelo SESC-Rio (2007 e 2008), e 2° Fest Afro-Colombiano, em Medellín, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, em 2009.

Além disso, o grupo mantém oficinas periódicas de percussão e dança desde 2001 na Fundição Progresso, onde há 03 anos participa do projeto educativo para alunos da rede pública de ensino (NEC).
O Bloco Rio Maracatu já realizou diversos cortejos em todo o estado do Rio de Janeiro, sendo o principal deles o desfile na orla de Ipanema na terça-feira de Carnaval, atraindo um grande público de todas as idades num clima alegre econtagiante.

Hoje, o Rio Maracatu é um grupo bem conhecido dos cariocas e estabelece um intenso intercâmbio com os mais importantes mestres de Maracatu do Recife. Nascido no Rio de Janeiro, o grupo não aspira a tentar igualar-se às grandes Nações de Maracatu do Recife, mas a ativar e estimular intercâmbios entre essas duas culturas, a pernambucana e a carioca.



Fundição Progresso

Nosso endereço

Rua dos Arcos, 24, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 3212-0800