Capoeira Angola

"A prática da Capoeira Angola traz diversos benefícios para o indivíduo tais como:"

- Convivência em comunidade
- Aprendizado coletivo
- Conhecimento da história do povo negro através da oralidade e pesquisas
- Equilibrio entre mente e espirito
- Coordenação motora
- Noções de tempo e espaço
- Flexibilidade
- Exercicios aeróbicos
- Trabalhos com musicalidade...

Grupo Aluandê Capoeira Angola foi fundado pelo contramestre Célio Gomes, que possui um trabalho com capoeira na Fundição Progresso há 15 anos, mas somente em junho 2005 que o grupo conquistou esse nome. Desenvolvemos esse trabalho disseminando a Capoeira Angola através de ensinamentos de movimentos, musicalidade, "ritualidade", cuidados com a saúde, equilíbrio do corpo e da mente, história dos nossos antepassados e mais uma variedade de possibilidades que o mundo da capoeira nos oferece.

Atualmente trabalhamos com aulas semanais na Fundição Progresso, que fica na Rua dos Arcos, nº 24, Lapa, Rio de Janeiro, as segundas, quartas e sextas de 20:30 às 22:00 exceto às sextas com horário de 20:00 às 21:30. Todo primeiro sábado de cada mês realizamos uma roda na rua expondo nosso trabalho ao publico, transmitindo o conhecimento de nossa história para o povo na famosa Feira do Rio Antigo, também conhecida como Feira do Lavradio, que fica na Rua do Lavradio. A roda é realizada em frente à Rua da Relação, próximo à casa histórica que pertenceu ao Marquês de Lavradio, uma belíssima construção de 1759.
Temos por finalidade promover aspectos culturais, científicos e prestar assistência social de qualquer espécie, dentre outras, desde que não econômicos, dedicando-se principalmente à pesquisa, divulgação, manutenção, resgate, valorização, documentação e produção de eventos relativos aos africanismos contidos na cultura brasileira, preservando as tradições dos mais antigos, não somente pelos registros, mas também pela oralidade transmitida de geração em geração.




Fundição Progresso

Nosso endereço

Rua dos Arcos, 24, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 3212-0800