Exposição bichos, flores e folhas

A ciência e a cultura se encontram na Fundição

Exposição bichos, flores e folhas
postado em: 03/04/2018

BICHOS, FLORES E FOLHAS: A CIÊNCIA E A CULTURA SE ENCONTRAM NA FUNDIÇÃO
A partir do momento em que os seres humanos passaram a se interessar pelo ambiente que os cerca, foi estabelecido o elo de ligação entre a Ciência e a Cultura. Uma alimenta o físico. A outra, o espírito. Essa ligação forte entre formas aparentemente tão distintas de explorar o espaço pode ser comprovada pelo estudo da história natural brasileira, em que os primeiros grandes cientistas exploradores ou eram também artistas, ou tinham em suas equipes de trabalho ilustradores de inegável talento – quantas e quantas obras de arte memoráveis, retratando a fauna e a flora brasileiras, datam desse período? Por sinal, o interesse pelas artes e pelasciências era característica dos intelectuais e demais membros das elites sociais. Com o materialismo e maniqueísmo exacerbados, a partir de um determinado momento de nossa história houve a ruptura entre Ciência e Cultura. Hoje em dia as duas visões de mundo caminham, via de regra, sozinhas e isoladas.
Como forma de resgatar o elo histórico entre essas duas formas de ver a vida e o mundo, mas pensando em acrescentar uma benéfica popularização à tal ligação, que antes era restrita à elite, surgiu a ideia da presente mostra gratuita. E, para tal, contemplamos na abordagem os dois ramos mais tradicionais das ciências naturais: a Botânica, o estudo das plantas, e a Zoologia, o estudo dos animais. Ambos com um enfoque lúdico e cultural, minimizando o uso dos jargões técnico-científicos, procurando facilitar a compreensão do evento aos mais diversificados perfis de público leigo.
Não poderíamos pensar em um espaço mais adequado para a presente abordagem do que a Fundição Progresso, instituição cujos nome e trajetória são indissociáveis da tradição cultural brasileira. E, mais ainda, a mostra se realiza no Canto das Flores, aprazível e encantador espaço que nasceu e floresceu da parceria entre a Fundição e o Herbário da UNIRIO.

Fundição Progresso

Nosso endereço

Rua dos Arcos, 24, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 3212-0800