#3 InVentos

#3 InVentos - Centro Cultural Fundição Progresso de Portas Abertas!

#3 InVentos
postado em: 29/06/2015

No dia 4 de julho, sábado, a Fundição Progresso abre as portas novamente para um grande mergulho em suas oficinas de criação - o festival InVentos. São 37 atrações - entre teatro, circo, dança, cinema e música - pagas e gratuitas, para crianças e adultos. A festa junina dá o tom do dia com o “Forró do Kiko”, comandando por Kiko Horta (Cordão do Boitatá), além de uma tradicional quadrilha puxada pelo grupo “Caldo de Cana”, formada por integrantes da Orquestra Popular Céu na Terra, entre outros músicos, como Pedro Holanda. Todas as apresentações musicais são gratuitas e a classificação é livre.

:: PROGRAME-SE ::
Horário de funcionamento da casa: das 10h às 20h
Mestre de Cerimônia – Daniel DW
Dj Leo Araripe

PROGRAMAÇÃO DE ESPETÁCULOS E APRESENTAÇÕES (GRATUITO)

10h 
- Mercado Fundição lança o MercadEco 
Conjunto de ações sustentáveis parceiras do Mercado Fundição, que ocuparão alguns espaços/ambientes expondo moda e acessórios, stands de gastronomia eclética e seus produtos. Nos arredores do Mercado, das 10 às 21 h, o público presente na Fundição Progresso terá acesso aos stands de moda das grifes ligadas à cultura, comida eclética contrapondo os saudáveis pratos naturais e pratos cariocas como a feijoada da Nilda, o sanduíche árabe na chapa com frango/mussarela/barbecue, os quiches veganos com suco de luz, passando pelo falafel + cardápio vegano do nosso chef Ed Bastos, lado a lado com o tradicional arroz cremoso de truta defumada servido diariamente no Mercado Fundição. Ah! Mas são os festejos de junho! Além do acarajé e delícias baianas de Nega Teresa, estão garantidas as comidas típicas: canjica, salsichão, churrasquinho, caldos, doces e pipoca.

- Fabio Ema 
Mostra individual expõe 60 quadros de um dos mais requisitados artistas gráficos da atualidade, o grafiteiro Fabio Ema.
- Exposição de Plantas, Vasos, Flores e Ervas no Espaço das Flores - Idealizado por Laura Erven, o “Espaço das Flores” está fundindo ideias, reciclagem, ecologia, em produtos para embelezar e tornar mais saudável nossas vidas.
- ANARRIÊ do NEC - Núcleo de Educação e Cultura para Crianças - 0 a 100 anos – Caracterização, maquiagem e adereços de Festas Julinas, com sarda, bigode e chapéu. Olha o NEC! É mentira?
10h30 - Circo em Família no Espaço Anonimo - Oficina onde pais e filhos experimentam o circo de forma lúdica e criam um espaço de comunicação entre ambos, diferenciada do cotidiano. Utilizamos trapézio, tecido acrobático, malabares, acrobacia solo como mecanismos para estabelecer nos participantes essa comunicação corpo a corpo.

11h – Visita guidada no Centro Cultural – Ponto de partida: portaria - Um rolé pelo centro cultural com a historiadora Mirelli Lima da “Narrativas Cariocas”, apresentando a história do edifício e os grupos artísticos residentes no centro cultural Fundição Progresso.

11h30 - Concerto da Academia da Orquestra Petrobras Sinfonica (OPES) - Concerto Sinfônico com a Academia Juvenil que reúne jovens estudantes de inúmeras escolas de música e orquestras comunitárias de todo o Estado do Rio de Janeiro. Regente: Felipe Prazeres

12h - Contação de Histórias Povos Originários - Varanda dos Arcos - Com Dauá e Ponan Puri, Marcio Teihidzatse Xavante, Ana Brasil, Catula Churi e Niara do Sol. 
Covidados Gisele Sant'ana e varios poetas com o lançamento da revista Poesia Legal, trazendo seu apoio a nossa luta pela Multiculturalidade

13h 
- Brincando de circo - Espaço 12 - Sala aberta com monitores trabalhando com tecido conduzindo o publico para movimentação lúdica e criativa. 
- João Azevedo e Banda - Espaço Nec - O cantor e compositor João Azevedo apresentam canções autorais influenciadas pelas músicas das regiões norte e nordeste do país. A banda é formada por Elisa Neves e Luciano Gonçalves na percussão e coro, Beatriz Torres voz e Letto na guitarra.
- Jardinagem de Guerrilha - Produção e distribuição de bombas de sementes até 14h30. Organicidade: Alice Worcman, Daniel Gabrielli e Lucas Leal Costa

14h - Roda de Capoeira - Aluandê Capoeira Angola - Varandão da Janela - Reconhecida como patrimônio cultural brasileiro, a Capoeira Angola é uma atividade cultural caracterizada por movimentos que misturam esporte, luta, dança, musicalidade, ritual de roda e história de nossos ancestrais.

14h – Visita guidada no Centro Cultural – Ponto de partida: portaria - Um rolé pelo centro cultural com a historiadora Mirelli Lima da “Narrativas Cariocas”, apresentando a história do edifício e os grupos artísticos residentes no centro cultural Fundição Progresso.

14h30 – Apresentação de Cenas Curtas - Teatro do Armazém - Convidamos alguns atores e bailarinos para apresentarem seu trabalho. Ao término, conversa entre os artistas que participaram das cenas curtas e o público.
CENA 1 - ESTUDOS PARA PEQUENOS MISTÉRIOS - En La Barca Jornadas Teatrais Sinopse - Tatiana e Blanca. Duas meninas. Duas línguas. Uma menina que cria uma língua para conversar com a lua. Outra menina que cria uma língua que somente o vento escuta. Duas mulheres. Duas línguas. Duas vidas que se desencontram. Elenco - Anna Fernanda e Bruno Peixoto - Texto, adaptação e direção - Bruno Peixoto
CENA 2 - O COMA - Grupo Teatral LoucAtores – Sinpse - Olegário é um sujeito, banana, superprotegido pela ciumenta mãe e que se apaixona pelas "ancas" da fogosa Maria Angélica. Vários fatos acontecem e o fazem questionar: continuar sendo um banana ou não?
Elenco: Anderson Alcantara, Anna Cristina Ribeiro, Dyogo Botelho, Fabiano Bernardelli, Léo Torres, Natáli Di Vaio. Autor: Anderson Alcanta e Léo Torres - Direção: Daniel Ferrão

15h – Espetáculo Infantil – Solo Protocolo - Varanda das Janelas - Ricardo Gadelha é o Palhaço Protocolo: horas irreverente, horas ingênuo, Protocolo joga com a plateia de maneira aberta. (contribuição consciente no chapéu)

15h40 - Intervenções Performáticas De Circo Entre O Público com Deborah Motta - Espaço 12 – Com Thiago Correia e Rafael Souza (Parada de mão), 
Raquel Bento (Trapézio/Tecido), Marcela Junkes e Violeta Vilas Boas (Lira) e Paçoca (Trapézio) - R$ contribuição consciente

16h 
- Dupla de Repentista Miguel Bezerra e Ednaldo Santos – Palco São Sebastião - A dupla de repentistas — "poetas populares" fazem versos de improviso. 
– Aulão Aberto de Shintaido com a instrutora francesa Clélie Dudon) – Terraço – R$ contribuição consciente. O Shintaido (O Novo Caminho do Corpo) é uma arte corporal japonesa criada nos anos 60, com a intenção de tornar mais acessível ao mundo contemporâneo os benefícios das práticas marciais japonesas tradicionais. O Shintaido proporciona para seus praticantes: a melhoria das condições física e mental; o desenvolvimento da capacidade de comunicação, de concentração e de criatividade; a regeneração e a ampliação dos potenciais individuais. A partir dos 15 anos. Abertura das inscrições para formação de turma no local.

16h20- Caldo de Cana-Quadrilha – Palco São Sebastião - Grupo formado por músicos e educadores, promete muita animação junina com brincadeiras típicas como dança da vassoura, dança da laranja, quadrilha, coco e ciranda. Além de muito forró nosso grupo é uma junção de músicos, parceiros musicais e de alguns integrantes do Céu na Terra e o Pedro Holanda. 
Sanfona: Pedro Holanda
Viola: Pedro Paulo Autran
Baixo: Rodrigo Sebastian
Zabumba e voz: Jean Philippe
Triângulo e Voz: Rita Gama e Bianca Leão

16h30 às 18h Palestra de Video Mapping – Vídeo Fundição - Discussão: O que é video mapping? Histórico de como se desenvolveu a técnica e estética do videomapping. Hardwares utilizados em uma projeção. A definição dos equipamentos a serem utilizados em um projeto de video mapping (que depende de vários fatores, como o tamanho da superfície a ser projetada e complexidade do projeto). Felipe Carvalho da Fonseca, engenheiro eletrônico formado pelo CEFET-RJ, com MBA em gerenciamento de projetos pela UFF. Trabalha com áudio, vídeo e controle para salas de videoconferência e vídeo mapping. Adorador de tecnologia e mídias digitais. Carga horária: 1h30 . Reserva de vagas pelo e-mail arcosdigitalfilmes@gmail.com

17h30 - Intervenção - Ensaio Sobre O Íntimo (Banheiro) - É um processo experimental e autoral no qual a cena acontece dentro de um banheiro. A partir da necessidade de encontrar novas formas de expressão e de inverter o espaço cênico, a peça acontece em meio ao público e com a participação do mesmo. O banheiro, lugar que usamos como fuga e descarte pra se recompor de uma briga, gritar de felicidade, ou apenas se olhar no espelho, transforma-se em plataforma para reproduzir segredos da vida real em música improvisada.

17h30 - Espetáculo Roda Saia Gira Vida - Espaço Do Anônimo - “Roda Saia Gira Vida” é o resultado de uma vivência intensa com as técnicas circenses que mergulha com humor e poesia no universo dos clowns e das trupes mambembes de circo, redescobrindo a simplicidade e delicadeza como referências para a realização humana e artística. O texto ou a trama propriamente dita são substituídos pela lógica das “gags”, dos jogos e das coreografias cênicas, o que torna “Roda Saia, Gira Vida” um espetáculo para pessoas de qualquer idade e lugar, que queiram compartilhar momentos de encanto e alegria. Teatro de Anônimo arma sua estrutura de ferros, sonhos, suor e fantasia, recriando a arte dos palhaços, dos bufões, equilibristas e acrobatas, convidando a população para momentos de entretenimento e de mergulho nas fontes inspiradoras da arte popular. Com este, já percorreu países como Argentina, Noruega, Itália, Espanha, Portugal, Peru e diversos estados brasileiros. Este espetáculo completou 20 anos de estrada em 2014.

19h - Forró do Kiko – Palco São Sebastião - Formado por Kiko Horta (sanfona), Maju Nunes (Voz), Ivan Machado (baixo), Luiz Flavio Alcofra (violão), Maionese (Flauta) e Rodrigo Scofield (bateria), o grupo tem uma linguagem musical contemporânea com muita improvisação e ritmos variados. No repertório, composições de seus integrantes, temas instrumentais de Dominguinhos, Sivuca, Hermeto Pascoal e grandes sucessos de Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, Toninho Horta, Joyce, Chico Buarque entre outros promovendo um verdadeiro Arraiá Psicodélico!!

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS

10h às 11h - Alongamento Consciente - Espaço Atmosfera - Valor R$ 10,00 + 1 Kg de alimento não perecível. Comece o dia de bem com seu corpo. Garanta sua vaga! Inscrições antecipadas pelo email: roberta_flavia@yahoo.com.br. Instrutora: Roberta Flávia

11h às 12h30 - Oficina a Cobra na Bacia - Intrépida Trupe – R$ 25,00
A Cobra na Bacia é uma brincadeira com a palavra acrobacia e é o nome dado a um projeto que nasceu em 1996 com a intenção de partilhar com crianças e adolescentes a experiência de linguagem da Intrépida Trupe. É uma oficina de linguagem circense com o objetivo do curso de construir um diálogo corporal acrobático com as crianças e adolescentes e acontece no Espaço de Criação da Intrépida Trupe (25 vagas)

11h às 13h - Oficina de Interpretação – Teatro do Armazém – R$ 40,00 
Oficina Respir-ações. Durante duas horas, atores e estudantes de teatro, tomarão contato com alguns dos caminhos utilizados pelo Armazém Companhia de Teatro para o desenvolvimento do trabalho do ator. R$40,00 – Instrutora: Patricia Selonk

11h às 14h – Democratização da Imagem – Vídeo Fundição – R$ 40,00 - Filmando com celular - Técnicas de captação de som e imagem, numa linguagem própria para celular. Realização de curtas, curtinhas e clips. Edição com softwares livres. 
Reserva de vagas pelo e-mail arcosdigitalfilmes@gmail.com // Instrutor : Matheus Castro

11h30h às 13h - Dança Contemporânea - Espaço Atmosfera – R$ 35,00 (valor para aula experimental - quem nunca fez - 1 kg de alimento não perecível) - A proposta é pesquisar e explorar as infinitas possibilidades que cada corpo pode desenvolver, aliando técnicas de dança, improvisos, pesquisas corporais, exercícios e jogos que estimulam a relação com o outro. Inscrições antecipadas pelo email: roberta_flavia@yahoo.com.br // Instrutora: Roberta Flávia

13h às 14h30h - Aula de BambolêDança - Espaço Atmosfera – R$ 40,00 (antecipado R$ 30,00) - A ideia é explorar técnicas corporais e compartilharmos em formato de brincadeira. Teremos como base a dança contemporânea e os bambolês, provocaremos nosso corpo/mente a descobrir novas formas de se divertir enquanto pratica um exercício e dança. Venham desenvolver a consciência corporal, ritmo, coordenação, equilíbrio, criatividade e felicidade, BRINCANDO. Obs: Prefira roupas confortáveis. Teremos bambolês disponíveis caso ainda não tenha um. Incrições: camilarocha10@gmail.com / roberta_flavia@yahoo.com.br // Instrutoras : Camila Rocha da “Hoop Rio” e Roberta Flávia

13h30 – Yoga (Método Ashtanga) - Intrépida Trupe – R$ 15,00 - O aulão de Yoga terá 1 hora de duração e será aberto a todos (não é necessário ter praticado Yoga antes)! O método utilizado será o Ashtanga Yoga, e será uma prática fluida e energizante, onde o objetivo é se voltar completamente para o corpo, ganhando consciência pelo movimento e respiração, tonificação corporal e flexibilidade. Instrutora: Mariana Dharini Lannes (35 vagas)

14h30 às 16h - Acrobacia de Solo, Trampolim e Parada de Mãos – Intrépida Trupe – R$ 25,00 – a partir de 16 anos - A Dinâmica Acrobática é pra ser usada em qualquer parte do seu dia/atividade: na dança, nos aéreos, no solo, na sua casa e até no seu trabalho. Sinta-se leve, conviva com pessoas de bem e deixe os problemas do lado de fora. Junte-se a nós! Instrutor Phelipe Young (15 vagas) 

14h30 às 16h – Oficina Cardboard | Realidade Virtual - Video Fundição – R$ 50,00 - O Cardboard é uma espécie de óculos de realidade virtual que o Google apresentou na última conferência I/O. O dispositivo é visto com alguma desconfiança por ser feito de papelão, mas acredite, a invenção funciona e uma de suas mais recentes aplicações de realidade virtual é a integração completa com os aplicativos Google imersivos. Objetivo: Montagem do seu Cardboard e iniciação à Realidade Virtual. No kit Project Cardboard (óculos de realidade virtual feito de material reciclado), além das peças de papelão que dão forma ao acessório, há elásticos, velcros, lentes convexas e imãs. A proposta é que, depois da montagem, você possa “brincar” de Oculus Rift ou qualquer dispositivo semelhante, inserindo o seu smartphone no Cardboard, tendo assim uma fonte vasta de experiências virtuais, jogos, tours virtuais a museus e cidades e muito mais na palma da sua mão. Mais do que ser tratada como aqueles divertidos experimentos das aulas de ciências na escola, a ideia pode ser aproveitada depois em casa, por exemplo, para imersão em estudos escolares, tour virtuais a museus, aulas de ciências e todas as áreas, além de jogos, reprodução de vídeos e visualização de imagens, pois o participante levará para casa o seu Cardboard, que será produzido na oficina. O Google informou que mais aplicativos compatíveis virão por aí!! Desenvolvedores interessados em explorar a ideia, podem encontrar orientações no site do Google. Reserva de vagas pelo e-mail arcosdigitalfilmes@gmail.com . Instrutor: Douglas Monteiro

15h – Oficina de break com GBCR - Espaço Nec – R$ 10,00 – a partir de 12 anos - Workshop de Breaking (dança de rua), um dos elementos da Cultura Hip Hop. O objetivo é oferecer ao público uma aula teórica e prática no nível iniciante B.Boy (20 vagas) 

16h às 17h30 - Dança Acrobática - Intrépida Trupe – R$ 25,00 - Um dia de Dança Acrobatica propõe um treinamento físico focando a relação do corpo em movimento com técnicas acrobáticas. O aulão está direcionado a iniciantes e avançados. Trabalhando a força muscular e flexibilidade articular, ativaremos a relação entre centro e extremidades (do corpo), ampliando nossa consciência corporal, espacial e estado de alerta. Usando diferentes apoios, rolamentos, saltos, suspensões criamos um corpo ativo e dinâmico em relação ao espaço, tempo e forma. Vem dançar com a gente! Professora: Maria Celeste Mendozi (15 vagas)

16h às 17h30 - Mastro Chinês – R$ 25,00 - A oficina de mastro chinês propõe iniciação no aparelho, apresentando as técnicas básicas do mastro, como subidas, figuras, chaves e quedas, além de desenvolver um excelente preparo físico. Instrutor com Paulo Ronei (10 vagas) 







SERVIÇO

Fundição Progresso
Rua dos Arcos, 24, Lapa - Rio de Janeiro, RJ
1/11 - Fundição de Portas Abertas
Horário de funcionamento: das 10h às 20h
Entrada no centro cultural: gratuita
Entrada para atividades e espetáculos: consultar programação
Forma de pagamento: em dinheiro (exceto no bistrô Mercado Fundição, que aceita cartões).
Classificação: livre para visita ao centro cultural. 
*Consultar as idades e públicos de cada atividade interna dos grupos
Estacionamentos próximos: Catetral (acesso pela Avenida Paraguai e Rua dos Arcos). Metrô mais próximo: Cinelândia
Informações: www.fundicaoprogresso.com.br/ (21) 2220 5070
contato@fundicaoprogresso.com.br

Cursos & Oficinas

Saiba as oficinas que a fundição disponibiliza

Fundição Multimídia

Conheça as empresas apoiadas pela fundição
Fundição Progresso

Nosso endereço

Rua dos Arcos, 24, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 3212-0800