Concurso de Marchinhas

Idealizado por Perfeito Fortuna, agitador cultural, ator e presidente da Fundição Progresso, o "Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso" foi lançado em 2005, com o propósito de fomentar a criação de novas marchinhas de carnaval e o surgimento de novos compositores. O projeto é considerado um marco na revitalização do carnaval de rua no Rio de Janeiro e no país. A partir de sua criação, mais de 6.200 composições foram inscritas na disputa vindas de todos os estados brasileiros nas suas sete edições. Diversas cidades realizaram eventos semelhantes nos anos seguintes à criação do concurso da Fundição.

Desde sua primeira edição, o Concurso de Marchinhas arrasta milhares de apaixonados pelo carnaval em seus desfiles de rua e bailes de salão. As inscrições de marchinhas iniciam em setembro, e os eventos começam em janeiro com: o baile de lançamento do CD do concurso; desfiles de rua que mobilizam os principais e mais tradicionais blocos carnavalescos da cidade; e, duas semanas antes do carnaval realizamos o grande baile de confete e serpentina que celebra a "finalíssima" da disputa e com transmissão "ao vivo" no programa Fantástico da TV Globo.

Até hoje foram seis CD´s gravados e mais de 60 músicas lançadas pelo concurso, que conta com participações de grandes músicos, concorrentes ou contratados para a interpretação das canções finalistas ? formando a "Banda Fundição". Nas edições anteriores, as marchinhas vencedoras foram: "Milagre do Viagra", de Homero Ferreira, em 2006; "Pra Carmem" de BeteBissoli, em 2007; "Volante e Cachaça não Combina", de Mauro Diniz e Cláudio Jorge, em 2008 e "Bom Dia", de Renato Torres Lima em 2010. O bicampeão Edu Krieger foi o primeiro colocado em 2009, com "Bendita Baderna" e em 2011, com "Nossa fantasia".

Próximas Edições

Acompanhe as informações e dicas para a próxima edição do concurso pelo site www.concursodemarchinhas.com.br

Confira abaixo as fotos das outras edições do Concurso Nacional de Marchinhas
  • 7ª Edição
  • 6ª Edição
  • 5ª Edição
  • 4ª Edição
  • 3ª Edição
  • 2ª Edição
  • 1ª Edição

Cursos & Oficinas

Saiba as oficinas que a fundição disponibiliza

Fundição Multimídia

Conheça as empresas apoiadas pela fundição
Fundição Progresso

Nosso endereço

Rua dos Arcos, 24, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 3212-0800