BLOG
Candidatos cariocas assinam carta de compromisso com o meio ambiente
Por Joana Stewart e Anna Flávia Moreira
Na noite de sábado, 21, o palco da Fundição Progresso foi o cenário de um importante evento: a assinatura de uma carta composta por propostas políticas e ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Durante a cerimônia, também foi apresentado um documento promovido por moradores de Santa Cruz, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro - uma das áreas mais afetadas pelas injustiças climáticas-, reivindicando propostas para a atenuação da crise ambiental local.
Buscando impactar as agendas dos candidatos ao município carioca, a leitura da premissa que contém 19 propostas aos pretendentes, contou com a participação de algumas candidaturas para o legislativo municipal. Além disso, o concorrente à prefeitura do Rio, Tarcísio Motta, também marcou presença.
O documento destaca os impactos do colapso ambiental que vem acarretando em desastres como enchentes, deslizamentos de encostas, ondas de calor e estiagens, cujos mais afetados são parte de grupos minoritários, como comunidades indígenas, negras, pessoas LGBTQIAPN+ e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A carta também denuncia a negligência histórica das administrações públicas quanto à implementação de políticas habitacionais, infraestruturas adequadas e da regulamentação fundiária. Diante disso, tem-se a noção de que o resultado de uma governança neoliberal são tragédias ecológicas em decorrência da transferência de serviços básicos para a iniciativa privada.
Da Redação Plante Rio
Sob supervisão de Clara Lugão e Matt Vieira
Foto: Antonio Stewart