x

Faça sua Inscrição para Laboratório de Palhaças e Palhaços

MULTICULTURAL

Laboratório de Palhaças e Palhaços

Laboratório de Palhaças e Palhaços

O Laboratório de Palhaças e Palhaços é um tempo e espaço para o treinamento e a investigação do ofício do palhaço, através do desenvolvimento técnico da linguagem cômica, tendo a utilização do corpo, consciente e criativo, como ferramenta principal de expressão e criação dramatúrgica que pode complementar e até dispensar o uso da narração verbal. Ainda, para treinar e expandir o estado de presença e atenção, disposição para o jogo, para a diversão e para as relações entre duplas, trios e coletivos.


Nesta oficina vivenciamos exercícios que proporcionam o conhecimento corporal para a pesquisa da comicidade do próprio corpo a partir de seus conteúdos individuais e possibilidades. Estudamos ainda a relação expressiva do corpo, voz e rosto com o espaço, com o tempo, com o outro e com os afetos -considerando que o palhaço é o trabalhador das emoções. Como expressá-las? Quais outros recursos de comunicação podemos desenvolver além da fala verbal?

 

Por consequência, o trabalho do palhaço envolve auto conhecimento, reconhecimento de si e do outro e ainda, aceitação das diferenças e potencialização da essência do indivíduo. Mantém o olhar voltado ao próprio ridículo, ao absurdo de si, ciente de que isso é sua maior potência. 

 

O que lhe torna um excêntrico, um diferentão, lhe fortalece enquanto palhaço e é conteúdo para uma criação cênica.


MAIORES INFORMAÇÕES: laboratoriodepalhacxs@gmail.com

FACILITADORA: Glaucy Fragoso - idealizadora e facilitadora do Laboratório de Palhaças e Palhaços que é um espaço de
investigação, experimentação e estudo permanente da linguagem do palhaço e da comicidade através do uso do corpo, desde junho/2017, na Fundição Progresso no Rio de Janeiro. Formada pela ESLIPA -Escola Livre de Palhaços em 2013, atua em comunidades do Rio de Janeiro e em outros espaços públicos da cidade com espetáculos de circo e comicidade desde 2010. Faz a direção artística de vários números circenses e cômicos como Dia de Praia da palhaça paulista Melina Marchetti, A perseguida do Prana de Natalia Bittar, O poder da Cachaça de Natalia Jascalevich, entre outros. Realiza trabalho em teatro desde 2000 e atualmente como dramaturga, atriz e diretora artística do espetáculo Urbana (2018) vencedor de sete prêmios em festivais teatrais, incluindo 3 prêmios de melhor atriz.

Laboratório de Palhaças e Palhaços

Aulas:

Quintas: 19:00 às 21:30

R$ 190,00 mensal ou R$ 50,00 aula avulsa