12

Sexta

AWURÊ + ILÊ AIYÊ

Sexta
22:00H

Ilê Aiyê e Awurê fazem encontro histórico no Rio de Janeiro


Duas referências da cultura afro brasileira, o Ilê Aiyê e o Awurê, se unem pela primeira vez no dia 12 de agosto (sexta) em um grande show e o resultado estará na cobertura do evento registrado pela Cultne.TV. O encontro acontecerá na Fundição Progresso, casa de eventos localizada na Lapa, centro do Rio de Janeiro.


O grupo AWURÊ nasceu em 2018, em Madureira, local considerado um dos maiores redutos de arte e cultura negra da cidade que reúne as maiores vertentes do samba, da black music e demais manifestações afro brasileiras. A principal diretriz do grupo Awurê é evidenciar os ritmos brasileiros e sons africanos. O grupo conquistou ao longo de sua trajetória um público cativo, diverso e apaixonado lotando grandes espaços no Rio de Janeiro e São Paulo. Recentemente o Awurê em parceria com a Cultne.TV lançou o documentário "Awurê na Bahia: A rota do Samba de Roda" apresentando e difundindo as origens do samba de roda e rota dos tambores. "A conexão com a cultura afro baiana é constante através das religiões de matrizes africana, da qual o Awurê se originou. Estamos prontos para um grande acontecimento, destaca a vocalista do Awurê, Fabíola Machado.


Ilê Aiyê é o primeiro bloco afro do Brasil e se consolidou como uma das expressões culturais do Carnaval de Salvador. Fundado em 1974 por moradores do bairro do Curuzu, constitui um grupo cultural que promove a expansão da cultura de origem africana no Brasil. Ilê Aiyê é luta e resistência entoando vozes no combate à desigualdade racial e à violência contra a população negra. Suas práticas cotidianas de produção, divulgação, compartilhamento e fortalecimento da cultura afro-brasileira e, especialmente, de empoderamento da mulher negra, apresentam-se como tempos/espaços de ações de luta antirracista. A eleição da Deusa do Ébano na Noite da Beleza Negra é um importante exemplo dessa função social desempenhada pelo bloco. “Nossa parceria com o Awurê ressalta a importância da unidade entre o povo preto, destacando a fundamental importância de avançarmos no fomento cultural e nas ações antirracistas no país." ressalta Vovó do Ilê, presidente do bloco afro.


A Cultne TV vai trazer com exclusividade os bastidores e pontos altos do show, em tempo real, no seu Instagram. O encontro será gravado e poderá ser visto completo posteriormente, com acesso gratuito, na Cultne TV e nos canais do Awurê e Ilê Aiyê.

 

Atrações:
Dj: Bieta
Awurê
Ilê Aiyê
Audiovisual: Cultne.TV

 

Serviço

Evento: AWURÊ + ILÊ AIYÊ

Dia 12 de Agosto | 20H

Sexta-feira

Classificação: 18 anos

Local: Fundição Progresso


INGRESSOS:

COMPRAR INGRESSO